Eu?

Minha foto
De dentro e do avesso, misturas do bem e do mal. Formada em Moda; Fascinada por arte desde sempre; na busca de transformar a vida em puras canções.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

EU NÃO GOSTO, MAS E DAÍ?

Umas das coisas mais difíceis da profissão de personal stylist é se desprender do nosso gosto pessoal na hora de analisar um cliente e seu guarda-roupa. Seria muita hipocrisia da minha parte dizer que minhas preferências não interferem em nada no trabalho, mas tem que existir um esforço pra que ele interfira o mínimo possível. (Essa é a vantagem de se trabalhar em dupla, uma ajuda a outra a identificar se o critério usado em determinado momento está baseado no que eu acho bonito ou no que é bom pro cliente.)

E se desprender de gosto pessoal é um exercício contínuo. A cada cliente a gente se sente um pouco menos bitolada, um pouco menos preconceituosa. Porque se tem uma coisa que aprendi nesses 6 anos de trabalho na Oficina foi que não gostar de alguma coisa tem muito mais a ver com preconceitos do que com o olhar estético, sabia!?!

Quando vejo uma imagem de moda – seja um editorial de uma revista, um desfile ou uma peça no guarda-roupa de uma cliente – é inevitável fazer um julgamento “acho bonito” ou “acho feio”, mas depois tento enxergar ali que mensagens essa imagem transmite, o porque dela ser daquele jeito e o que posso aprender com ela. E no final eu sempre aprendo muito mais com o que a princípio achei feio!!!

Se a gente simplesmente pára no “não gostei” ou – pior ainda – “não gosto”, perde a oportunidade de ampliar o universo de referências visuais, deixa de ganhar conhecimento, fica preso às mesmas ideias. Intolerância só atrapalha nosso desenvolvimento profissional, gente!

Tanto faz se eu acho bonito ou feio o que a Joelma veste. Tanto faz se a Sabrina Sato é vulgar ou não. Tanto faz se eu gostei ou não do filme que eu vi, mas importa o que tem lá escondido pra ser “enxergado”. Em todos esses “desgostos” tem um infinito de coisas pra gente estudar e aprender – sobre os outros. E sobre a gente mesmo!!!

publicado por: Cristina
http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/2009/08/17/eu-nao-gosto-mas-e-dai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário